Agência GoUp!

Intérpretes e surdos contra o coronavírus.

Participe dessa campanha. Unidos somos mais fortes!

Intépretes e Surdos contra o coronavírus

Em decorrência da atual pandemia do Covid-19, muitas são as medidas de prevenção e cuidados em circulação. Sabemos, no entanto, que para as pessoas surdas e surdocegas do nosso país, o acesso às mais diversas informações têm sido afetado negativamente.


Desta forma, ao lado de instituições parceiras, lançamos a campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, visando promover o acesso destas pessoa a sociedade.

Esta campanha, sem fins lucrativos e sem posição partidária, tem como objetivo principal promover a efetivação dos direitos linguísticos dos surdos e surdocegos através da interpretação e guia-interpretação de Libras-Português em esferas nas quais já existam barreiras comunicacionais que têm sido agravadas devido a situação de pandemia do Covid-19.


Portanto, convidamos Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras de todo o Brasil que queiram participar desta campanha contribuindo com a prestação de seus serviços.


Os profissionais que se dispuserem, realizarão a interpretação e guia-interpretação entre Libras e Português, preferencialmente via videoconferência, conforme as recomendações emitidas em nota pela Febrapils e as orientações elaboradas pelas autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.


Surdos e surdocegos que necessitem de interpretação remota para consultas médicas, compras em farmácias e/ou mercados, interações em espaços educacionais e/ou de trabalho, poderão preencher um formulário de inscrição online. Feita a inscrição, os surdos e surdocegos receberão, em seu email, um link no qual encontrarão os dados de contato dos profissionais intérpretes e guia-intérpretes voluntários, bem como a disponibilidade de horários de cada um.


Você, profissional Intérprete e Guia-intérprete de Libras, que compreende a atual situação emergencial que estamos vivendo, está convidado a participar dessa campanha independente em prol da comunidade surda do Brasil.

Juntos podemos vencer a pandemia! Participe dessa campanha!

Termo de Aceite

Declaro atuar profissionalmente como Tradutor, Intérprete e/ou Guia-intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Possuo, portanto, formação e experiência prática no trabalho formal de intermediação linguística e cultural, nos termos da legislação vigente (lei 12.319/ 2010 e decreto 5626/2005)


DECLARO estar de acordo, para os devidos fins de direito, que me declaro voluntário para campanha independente “Surdos e intérpretes contra o coronavírus”, em decorrência emergencial da pandemia do Covid-19, exercendo a função de intérprete ou de Guia-intérprete de Libras.

1. Estes serviços serão prestados por mim gratuitamente, de livre e espontânea vontade, em dias e horas por mim escolhidos, pactuados com o cidadão surdo e/ou surdocego que necessitar dos meus serviços - , pelo prazo de 60 dias prorrogáveis, enquanto durar o estado de calamidade ou de emergência da localidade abrangida, a título de colaboração;

2. Declaro estar de acordo e que seguirei as recomendações da FEBRAPILS no documento “CARTA ABERTA COM RECOMENDAÇÕES AOS TILS E GIs SOBRE COVID-19, O NOVO CORONAVÍRUS”;

3. Sendo serviços de natureza voluntária, estou ciente que estes não geram qualquer vínculo empregatício nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim entre a minha pessoa e os parceiros do projeto, sendo que não posso, a qualquer título, exigir indenização pelos serviços prestados ou qualquer compensação em gênero ou espécie;

4. AUTORIZO, desde já, o armazenamento dos meus dados e o encaminhamento deles para Surdos e Surdocegos que necessitarem do serviço de interpretação e guia-interpretação de Língua Brasileira de Sinais;

Intérpretes e surdos contra o coronavírus.